Mapeamento da aprendizagem de movimentos expressivos na dança clássica a partir da mesclagem conceitual

  • Ana Cristina C. Pereira

Resumo

Na compreensão dos processos de aprendizagem da dança é crescente a importância do estudo da linguagem oral dos professores, utilizada como um dos meios para desenvolver nos alunos a capacidade de percepção do próprio corpo e os princípios gerais do movimento expressivo de dança em sua formação artística. Surge estão a necessidade de maior entendimento dos processos de internalização durante a aprendizagem, mediada por aspectos simbólicos da linguagem do professor, como analogias e metáforas. Apresenta-se, aqui, como uma alternativa metodológica, os pressupostos da Teoria da Mesclagem Conceitual (Fauconnier e Turner, 1998) que compreende os fenômenos da metáfora e analogia como um subconjunto do campo dos fenômenos de integração conceitual, buscando investigar especificidades desse processo. Os dados coletados, que consistiam em desenhos de 173 alunos de 03 escolas de dança clássica interpretando expressões orais analógico-metafóricas utilizadas por seus professores, foram analisados por meio de diagramas focados no exame do surgimento e da elaboração de mesclas, identificando o papel dessas expressões como recurso de mediação cognitiva, particularmente em movimentos expressivos. Foi possível identificar o papel da mesclagem na elaboração de conceitos específicos, relacionados aos movimentos de dança clássica, destacando-se os de intenção e expressividade artística associados aos estímulos metafóricos, e os de forma, sentido e qualidade do movimento associados aos estímulos analógicos. Esses resultados corroboram a pertinência do uso da Mesclagem Conceitual como uma alternativa metodológica para pesquisas que buscam compreender e favorecer o processo de ensino-aprendizagem de conhecimentos técnicos e artísticos na formação do bailarino.

Referências

FAUCONNIER, G.; TURNER. Conceptual Integration Networks. In: Cognitive Science. v.22 (2), 1998.

PEREIRA, A. C. C. Linguagem e cognição: uso de analogias e metáforas no ensino do balé em escolas de Belo Horizonte. Tese de Mestrado. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2005.

DIAS, Marina Célia Moraes. Metáfora e pensamento: considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento e implicações para a educação pré-escolar. In: KISHIMOTO, Tizuka (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2001.

EFLAND, Arthur D. Emerging visions of art education. In: Efland, Arthur D. Handbook of research in policy and art education, New York, 2002.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações