Doar-se dor: desdobramentos do processo de criação
Resumo
Este trabalho se refere a uma comunicação performativa sobre o processo de criação do espetáculo de dança contemporânea “Doar-se dor”, resultado prático da pesquisa de Doutorado em Artes da Cena “O processo de criação em dança e sua relação com elementos da Arte Visual e Musical: uma proposta de utilização de método de improvisação de Rolf Gelewski”. A pesquisa investigou a improvisação nos processos de criação em dança, a partir da relação entre as linguagens artísticas (dança, música e artes visuais) e de métodos de Rolf Gelewski (dançarino e professor alemão que atuou na Escola de Dança da UFBA nos anos de 1960 e 1970). Para a criação do espetáculo, representações de “anjos” de Paul Klee serviram de estímulo para o processo, entrelaçando memórias e vivências pessoais dos intérpretes-criadores. Os personagens criados apresentam distintas formas de conflito em relacionamentos abusivos (inter e intra pessoal) e como conseguir a superação, vencendo seus próprios medos e inseguranças e encontrando no outro (próximo ou distante) novas possibilidades de relação.Referências
GELEWSKI, Rolf. Estruturas sonoras 1: uma percepção musical elementar a ser aplicada na educação. Salvador-BA: Ananda Educação – Nós Editora, 1973a.
_______________ Ver ouvir movimentar-se: dois métodos e reflexões referentes à improvisação na dança. Salvador-BA: Nós Editora, 1973b.
HASELBACH, Barbara. Dança, improvisação e movimento: expressão corporal na educação física. Trad. Gabriela Elizabeth Annerl Silveira. Rio de Janeiro-RJ: Ao Livro Técnico, 1989.
NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo: o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo-SP: Summus, 1993.
PASSOS, Juliana. Rolf Gelewski e improvisação na criação em dança: Formas, espaço e tempo. Curitiba-PR: Prismas, 2015.