AS AULAS-ENCONTRO DE UM PROFESSOR-PERFORMER: O PROCESSO RITUALÍSTICO DO ENSINO DO TEATRO
Resumo
A seguinte pesquisa, em andamento, fundamenta-se nos alicerces do Teatro e da Educação, busca contribuir para os processos de estudos das grandes áreas, bem como apontar novas possibilidades para o ensino de Teatro na Educação Básica. Desse modo, um dos focos da pesquisa está sob a figura do professor de Teatro que nesse trabalho é entendido como um fazedor da própria arte que ensina, aproximando-se assim dos conceitos de Professor-Artista (STRAZZACAPPA, 2006), Professor-Performer (ICLE, 2013) e ainda Diretor-Pedagogo (HADERCHPEK, 2009). Logo, o professor, passa a ocupar uma função mediadora entre o aluno e a prática teatral, conduzindo-o através de Aulas-Encontros, noção a ser polida ao longo do processo de pesquisa, mas que se pauta na ideia da Arte do Encontro de Grotowski (2011), que contribui, diretamente, para o pensamento metodológico do trabalho que busca expandir a compreensão de aula através de um convite do professor para o aluno. Auxiliada também por parâmetros curriculares essa pesquisa terá ao seu fim investigado e talvez compreendido o processo de ensino de forma mais global, como um ritual que valoriza aspectos mais humanos e sensíveis das práticas pedagógicas no campo das Artes.Referências
ARAÚJO, Antônio. A cena como processo de conhecimento. Arte e Ciência: abismo de rosas. Organizador: Luiz Fernando de Ramos. São Paulo: Abrace, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). v. 3. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes.(3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.
CIOTTI, Naira.O professor-performer. Natal, RN: EDUFRN, 2014.
FREIRE, Paulo.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47ºed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GROTOWSKI, Jerzy. Por um teatro pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio & EditoraDulcina, 2011.
GROTOWSKI, Jerzy; POLASTRELLI, Carla; FLASZEN, Ludwik. O Teatro Laboratório de JerzyGrotowski 1959-1969.São Paulo: FondazionePontederaTeatro, Editora Perspectiva, 2007.
HADERCHPEK, Robson Carlos.A poética da direção teatral: o diretorpedagogo e a arte de conduzir processos. Campinas,SP: [s.n.], 2009.
__________________________. A Arte do Encontro:A Conferência dos Pássaros em Viena. Relatório de Pós-Doutorado. Viena/Áustria: Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, 2015. 47 p.
ICLE, Gilberto; BELLO, Marcia Pessoa Dal. “Pode o professor ser um performer?”. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: ANPEd, 2013. v. 1. p. 246-247.
LAROSSA, Jorge; Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto, -5. Ed.; 2. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
SCHECHNER, Richard; ICLE, Gilberto; PEREIRA, Marcelo Andrade. O que pode a performance na educação? Revista Educação e Realidade, v. 35, n. 2, p. 23-35, maio/ago. 2010.
STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a Arte e a Docência. Campinas: Papirus, 2006.